Pesquisa indica vitória de Celina Leão no primeiro turno

Pesquisa Igape mostra governadora com 34 pontos de vantagem sobre Leandro Grass e acima dos 50% necessários para uma vitória no primeiro turno


Pesquisa indica vitória de Celina Leão no primeiro turno Pesquisa Igape aponta Celina Leão com 56,1% dos votos válidos e cenário de vitória no primeiro turno. Levantamento ouviu 2 mil eleitores entre 22 e 26 de setembro.

A corrida pelo Governo do Distrito Federal entra na última semana antes da votação com Celina Leão (PP) na liderança. Levantamento do Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape), divulgado neste domingo (27), aponta a governadora com 56,1% dos votos válidos em um cenário sem José Roberto Arruda.

Leandro Grass (PT) aparece em segundo lugar, com 22,1%, seguido por Paula Belmonte (PSDB), com 7,5%; Ricardo Cappelli (PSB), com 5,5%; e Kiko Caputo (Novo), com 4,1%. A diferença numérica entre Celina e Grass chega a 34 pontos percentuais.

Celina ultrapassa os 50% dos votos válidos

No cenário apresentado pelo levantamento, Celina alcança percentual superior à metade dos votos válidos. Pelas regras eleitorais, a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno permite a eleição do governador sem necessidade de uma segunda votação.

É importante destacar que o número de 56,1% corresponde ao cálculo dos votos válidos, e não à intenção de voto estimulada diretamente. Nesse último cenário, Celina aparece com 43,9%, enquanto Grass registra 17,3%.

Grass aparece em segundo, com 22,1%

O candidato petista Leandro Grass aparece na segunda colocação, com 22,1% dos votos válidos. Na pesquisa estimulada, ele registra 17,3%.

O levantamento mostra ainda Paula Belmonte com 7,5% dos votos válidos, Ricardo Cappelli com 5,5% e Kiko Caputo com 4,1%.

A pesquisa, portanto, registra uma diferença expressiva entre a primeira e a segunda colocação, mas os números representam o momento em que as entrevistas foram realizadas e não antecipam o resultado oficial das urnas.

Apoios políticos e cenário eleitoral

O levantamento foi realizado durante uma semana marcada por mudanças importantes no cenário eleitoral do DF. A coleta começou em 22 de setembro e terminou no dia 26, enquanto o TSE decidiu, em 24 de setembro, por 5 votos a 2, manter o indeferimento do registro da candidatura de José Roberto Arruda.

Na simulação sem Arruda, o instituto recalculou a distribuição dos votos para apresentar o cenário com os demais candidatos. Na pesquisa estimulada original, Arruda havia aparecido com 8,3%.

Levantamento ouviu 2 mil eleitores

O Igape entrevistou 2 mil eleitores do Distrito Federal entre 22 e 26 de setembro de 2026. A margem de erro informada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Atual, afiliada da Record News, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-00171/2026.

O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.